O programa é destinado a cooperadas, esposas, filhas de cooperados e colaboradoras de cooperativas de qualquer ramo de atividade do cooperativismo do Estado de Santa Catarina.
Geral: Oferecer capacitação cooperativista buscando conscientizar, preparar e organizar as mulheres para atuarem de forma comprometida e participativa no quadro social das cooperativas.
Específicos:
• Conhecer a mulher cooperada;
• Integrar a mulher cooperada no cotidiano da cooperativa;
• Apresentar noções importantes sobre cooperativismo;
• Fomentar a importância do protagonismo feminino;
• Promover a educação e comunicação cooperativista;
• Apresentar noções importantes sobre empreendedorismo cooperativo;
• Orientar a mulher cooperativista para uma atuação eficaz dentro da cooperativa;
• Fortalecer a identidade da cooperativa entre as participantes;
• Despertar nas mulheres o senso de liderança.
O programa é realizado em quatro etapas: preparação, lançamento, formação modular e constituição de núcleos femininos. A proposta formativa do programa tem como principais eixos temáticos: Cooperativismo, Liderança e Protagonismo Feminino e Organização do Quadro Social.

Ao todo, a formação modular é composta de no mínimo 6 (seis) módulos de 16h cada e 01 (um) encerramento de 02h/a, totalizando uma carga horária de 98h/a. Tem duração média de 6 (seis) meses, com periodicidade de 02 (duas) aulas mensais, a serem ministradas quinzenalmente, de acordo com cronograma a ser definido juntamente com o coordenador local da cooperativa.
A metodologia da formação do programa prioriza a educação humanizadora, com foco na convivência grupal e interação educador-aluno, tanto nos aspectos teóricos como no desenvolvimento de atividades práticas e dinâmicas que permitem a vivência do cooperativismo de acordo com a real necessidade e o tipo de negócio de cada cooperativa. Confira abaixo a descrição dos módulos e seus objetivos. Clique aqui para visualizar o video de apresentação do programa.
MÓDULO I - Doutrina e Educação Cooperativista: Apresentar e auxiliar às participantes quanto à devida compreensão do cooperativismo, bem como de seu valor e importância no desenvolvimento social e econômico de suas famílias e da comunidade.
MÓDULO II - Desenvolvimento Interpessoal e Relacionamento Familiar: Oferecer às participantes um conhecimento acerca de si mesmas, investigando e mostrando a influência dos modelos familiares no modo de lidar com as pessoas e nas famílias que constituíram. Além de discutir as principais dificuldades vividas pelas famílias e as possíveis saídas para viver melhor.
MÓDULO III - Sociedades Cooperativas: Contribuir para uma maior e melhor conscientização e conhecimento das mulheres cooperativistas sobre o conceito, características, estrutura, funcionamento, potencialidades e desafios das sociedades cooperativas, visando uma participação mais atuante e compromissada das famílias nas cooperativas em que estão vinculadas.
MÓDULO IV - Protagonismo Feminino e Liderança Cooperativista: Oportunizar às participantes a reflexão acerca do papel da mulher na família, na comunidade e na cooperativa, a fim de que compreendam sobre a necessidade de seu protagonismo na cooperativa, bem como o papel da líder na organização.
MÓDULO V - Empreendedorismo Cooperativo: Despertar nas participantes a consciência de sua força e da sua capacidade de contribuir para os resultados da cooperativa, a fim de que sua visão esteja mais ampliada quanto às suas possibilidades de contribuição para o fortalecimento do núcleo familiar, da cooperativa e do próprio cooperativismo.
MÓDULO VI - Organização do Quadro Social (OQS): Auxiliar as participantes quanto à devida compreensão e valorização da Organização do Quadro Social na cooperativa, bem como seu papel nos processos decisórios e de autogestão da cooperativa.
A última etapa do programa consiste na organização/constituição do(s) núcleo(s) feminino(s), e é no sexto e último módulo da formação que as participantes recebem todas as informações sobre a finalidade e as principais tarefas atribuídas a este órgão e, ao final, decidem de forma coletiva, se aceitam ou não constituir o núcleo feminino da cooperativa.
No encerramento da formação é realizada uma cerimônia para entrega dos certificados de conclusão que são emitidos mediante a frequência mínima de 80% de participação em todos os módulos.
• Constituição de núcleos femininos, com projeção de potenciais cooperadas e lideranças cooperativistas;
• Maior envolvimento e participação ativa da mulher na cooperativa;
• Ampliação do comportamento empreendedor e do protagonismo feminino;
• Maior fidelização da família associada;
• Fortalecimento da identidade cooperativista;
• Valorização da mulher.
Um dos fatores determinantes para o sucesso do programa é o apoio e o comprometimento da diretoria da cooperativa perante todo o processo da formação, e, principalmente, da implantação do núcleo feminino, pois, após o término do programa, a cooperativa deverá continuar oportunizando novos projetos e ações para consolidar na prática uma efetiva participação das mulheres, seja nas assembleias, no seu quadro diretivo, núcleos ou comitês, seja no aprimoramento de ações, cursos e treinamentos voltados para o desenvolvimento do público feminino.
Sabemos que o negócio cooperativista terá bons e eficazes resultados quando seus cooperados sentirem-se de fato associados, assistidos, e, consequentemente, fidelizados com a cooperativa. Nesta perspectiva, o público feminino tem se mostrado cada vez mais afetiva e efetivamente interessado pelo negócio cooperativo e o seu envolvimento com a cooperativa contribuirá decididamente no fortalecimento da cooperativa, e, consequentemente, do sistema cooperativista.
Para mais informações, as cooperativas interessadas em aderir ao Programa Mulheres Cooperativistas deverão entrar em contato com o Setor de Promoção Social do SESCOOP/SC, através do e-mail: patricia@ocesc.org.br ou telefone: (48) 3878-8800.
CONTATO
(48) 3878 - 8823